Projeto: Cuidando dos Cuidadores

      O Projeto "Cuidando dos Cuidadores" tem como objetivo dar apoio psicológico e espiritual para àquelas pessoa que estão à frente de grandes responsabilidades. Todo cuidador também precisa de cuidado. E este projeto visa estar próximo daqueles que precisam deste auxílio e não tem.
    Aqui nesta página você vai encontrar reflexões sobre diversos assuntos, que possivelmente servirão para você também ser ajudado.



DEPRESSÃO É FALTA DE FÉ. ISSO É VERDADE?

Nunca me importei tanto com a “depressão” até que ela me atingiu. Conheci muitas pessoas que sofreram e ainda sofrem desse mal. Sempre pude observar que era algo assombroso. Também, ouvi dizer que ela é “o mal do século”. E agora, ao ter enfrentado ela de frente posso dizer que sim. Mas não precisamos nos assustar porque diante desse grande problema que muitas pessoas sofrem, não estamos sozinhos, como diz o ditado: “Não somente digas a Deus que tens um grande problema, mas diga ao problema que você tem UM GRANDE DEUS”.
Caro leitor(a)! Permitam me apresentar, antes de você terminar de ler este artigo: Sou Pastor da Igreja Luterana (IELB) em Tuparendi-RS, estou com 30 anos de idade e sempre fui uma pessoa de alto-astral. Quem me conheceu, jamais pensou que diante da minha postura, enfrentaria algo como a depressão. Pois bem, ela me atingiu e fortemente. Ela deu seus avisos de chegada. Mas como todo mundo, sempre achei que era só uma simples dor de cabeça, um pouco de dor no peito, sem vontade de estar em meio às pessoas, sentimento de solidão e tantas outras coisas que me incomodavam. Somente percebi o tamanho do problema quando a situação ficou tão insustentável, que precisei de ajuda. E é aí que o problema se tornou um campo de batalha. Estou com depressão, e agora?
Eu poderia contar tanta coisa, mas o espaço é curto demais. Mas quero compartilhar contigo algo que muito me abalou, quando fui questionado sobre a minha fé. “O Pastor com depressão?” era o que mais ouvia, pois para muitos a depressão está relacionada com a falta de fé. Seria isto verdade ou mito?
Quando estive “no fundo do poço”, muitas pessoas e até pastores diziam: “Alegre-se, tudo isso vai passar”; “Você tem que ter força de vontade”; você precisa sair e se divertir”. Infelizmente para muitos a depressão é confundida com profunda tristeza, e, na tentativa de ajudar, orientam a ler versículos como Filipenses 4.4 que diz: “Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito, tenham alegria”. Realmente a Palavra de Deus ela é a maior fonte de ajuda a um depressivo, mas, não são somente esses versículos de alegria que irão ajudar.
O problema é que a pessoa que está com depressão, para ela tudo abala. Ela fica frágil em tudo o que mexe com seu pensar e agir. Então, quando alguém questiona um depressivo sobre sua fé, ele realmente pensa: Será, mesmo, que estou sem fé? Porque tudo parece estar desabando, é um aglomerado de tristeza, com sentimento de inutilidade, falta de esperança, sentimentos ruins a respeito da morte, enfim, tudo aquilo que antes era bom não é mais, porque se perde o interesse nas coisas e nas pessoas com quem antes nos alegrávamos. Então, diante disso tudo, seria a depressão a falta de fé?
Caro leitor(a)! Um depressivo precisa de força na fé tanto quanto uma pessoa qualquer precisa. Ter depressão não é resultado da falta de fé, porque se fosse, praticamente o mundo inteiro deveria estar com depressão. A depressão ela pode vir de problemas causados por bebidas, drogas, problemas na família, no casamento, no trabalho, etc... Mas a depressão pode não ter motivo nenhum. Ela simplesmente entra na vida das pessoas sem pedir licença, e se não for cuidada como uma doença, ela é capaz de destruir uma vida.
Porém, a depressão não é o fim e não é um problema que não seja capaz de ser enfrentado. Existem vários meios que a psiquiatria e a psicologia oferecem para ajudar. E, agora sim, podemos dizer, que a fé é um santo remédio para ajudar na luta contra a depressão. Tudo o que um depressivo necessita ouvir é o quão grande é o amor de Deus. Não são os versículos só de alegria que ajudarão, mas sim, palavras do Senhor que mostram o quão importante somos para Deus e o quão grande é o seu amor por nós. O apóstolo Paulo, quando enfermo pediu a cura de sua enfermidade, e Deus o respondeu: “A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco (2Co 12.9)”. Outro versículo muito importante, e que conforta um depressivo, encontramos no Salmo 34.19, que diz: “Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas”. É por aí que Deus tem poder para ajudar um depressivo a sair dessa situação angustiante e reconhecer que Deus não o abandonou, mas está ao seu lado sempre.
Por isso, querido leitor(a)! Não pense que um depressivo está sem Deus, ou sem fé. O depressivo está doente e precisa de ajuda. Se você quer ajudar um depressivo apenas o ame, nada mais. Pois é no seu amor e no amor de Deus que ele encontrará forças para viver e enfrentar as batalhar que depressão coloca em sua vida. Pense nisso com carinho. Um grande abraço e bênçãos de Deus.

Pastor Samuel L. Zimmermann
Tuparendi-RS



Nenhum comentário:

Postar um comentário